Abril Verde: 10 ações para conscientizar os colaboradores sobre a importância da SST

Abril Verde: 10 ações para conscientizar os colaboradores sobre a importância da SST

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa de órgãos públicos e instituições comprometidas com questões relacionadas aos acidentes de trabalho, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança nas organizações.

O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril no Brasil. A data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e instituída pela Lei nº 11.121/2005.

Entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).

O objetivo do Movimento é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

Ações para realizar no mês Abril Verde

Diante da importância da campanha Abril Verde, é essencial que as empresas planejem e realizem ações com foco na prevenção de acidentes de trabalho, bem como cuidados para evitar doenças ocupacionais. Isso pode ser feito de diversas maneiras, de forma prática e bem simples. Confira abaixo algumas ideias para aplicar na sua organização:

Ações preventivas

Investir e implementar ações de prevenção que farão parte do dia a dia dos profissionais durante o Abril Verde, como a ginástica laboral ou acompanhamento psicológico, são formas de estimular e manter o ambiente de trabalho harmônico e a qualidade de vida dos colaboradores em dia.

Alimentação saudável

Que tal criar uma ação que ofereça frutas, verduras e legumes da época, estimulando uma alimentação mais saudável aos seus colaboradores? Um piquenique corporativo ou uma boa mesa de café da manhã pode aproximar as equipes e ainda por cima estimular uma alimentação mais saudável.

É possível também contar com o apoio de uma nutricionista que possa realizar avaliações nutricionais nos colaboradores, além de apresentar diferentes formas de elaborar os cardápios e organizar marmitas e a própria geladeira. Com a profissional, a ação se torna mais robusta.

Prática de exercícios físicos

Já não é novidade os benefícios para o corpo e mente, causados pela prática de exercício físicos. O incentivo para a prática desses exercícios pode ter resultados positivos.

Para isso, é possível criar grupos para a prática de esportes, como futebol e vôlei, além de atividades ao ar livre, como corridas, caminhadas e ioga. Em alguns casos, as empresas já têm incentivado atividades de alta performance, como lutas.

Além disso, é possível disponibilizar espaços para a realização dessas atividades, ou realizar parceria com estúdios e academias, com o objetivo de conseguir descontos aos colaboradores.

Realizar um campeonato entre os colaboradores, com diferentes equipes e modalidades, também pode ser uma “ideia campeã”.

Alongamentos

Quando um colaborador passa longas jornadas fazendo suas atividades na mesma posição, principalmente no trabalho sentado e com movimentos repetitivos, pode desenvolver problemas como a LER (lesão por esforço repetitivo), uma das principais causas de afastamentos do trabalho.

Para reduzir as chances de lesões, poucos minutos de alongamento e atividades para descompressão fazem muita diferença.

Decoração do ambiente

O laço verde é o símbolo do movimento Abril Verde. Por isso, é comum que durante o mês, empresas iluminem seus prédios, jardins e fachadas com luzes de tom esverdeado.

Porém, ações simples como balões, fitas e outros acessórios decorativos e personalizados podem despertar a atenção dos colaboradores em geral, fazendo com que as pessoas se interessem em entender do que se trata e saber mais sobre o assunto.

Dinâmicas e Gamificação

Uma boa estratégia para difundir informações e deixar o processo de aprendizado mais leve e eficiente é recorrer à gamificação. Dinâmicas, testes e jogos analógicos e virtuais podem ser usados para estimular o envolvimento dos colaboradores nas ações do Abril Verde na empresa.

 Informes

Divulgar boletins informativos sobre a campanha Abril Verde, com dados, pesquisas e apresentando os riscos do ambiente de trabalho ou de determinada atividade, pode ser uma estratégia de basto custo e bastante positiva.

O objetivo dessa ação prática é a conscientização que, por sua vez, tende a inspirar mais cuidado por parte dos funcionários no dia a dia.

Manual de Segurança

Se a empresa ainda não tiver um Manual de Segurança próprio, o Abril Verde pode inspirar a criação de um documento baseado nas regras e medidas previstas pela Política de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Se o manual já existe, pode ser um momento oportuno para atualizá-lo ou divulgá-lo para evidenciar a importância dele.

Palestras e treinamentos

Palestras e treinamentos durante o Abril Verde também podem focar em trocas que estimulem a conscientização e o aprendizado.

Para isso, vale a pena apostar em depoimentos de pessoas que passaram por acidentes de trabalho, por exemplo, para ajudar a ressaltar a importância de seguir cada medida de segurança, das mais simples até as mais robustas.

Debates e rodas de conversa

Debates e rodas de conversa podem ser ações riquíssimas, por conta da possibilidade de os colaboradores trocarem experiências e ideias entre si sobre novas práticas de segurança e cuidados com a saúde. O momento também favorece a aproximação de equipes, sendo positivo para a empresa, já que aumenta a empatia, engajamento e participação das equipes.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório, regulamentado pela NR-5, que deve acontecer anualmente nas empresas. É bastante válido aproveitar o Abril Verde para colocar em prática essa semana de atividades temáticas com foco na prevenção de acidentes e doenças laborais.

Por meio dela, é comum profissionais da área da saúde e da segurança irem até as empresas para abordar os mais variados assuntos e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se adotar comportamentos seguros e saudáveis.

Uso de EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC) são obrigatórios e essenciais para a proteção dos trabalhadores. Incentivar o uso e, principalmente, a correta utilização pode ser um tema relevante a ser reforçado durante o Abril Verde. Discuta com reuniões, palestras e treinamentos como evitar os problemas causados pelo mau uso de EPIs.

Agora que você já tem diversas ideias, basta colocá-las em prática. Lembre-se que a Paromed pode ajudar a sua empresa no desenvolvimento de todas essas atividades.

A Paromed pode orientar você

A Paromed possui uma linha de serviços voltada para a qualidade de vida, que apresenta diversas opções criativas e dinâmicas promovendo bem-estar para todos os profissionais da sua empresa, motivando e, principalmente, trazendo a conscientização pela segurança e saúde no trabalho. Conheça os serviços da Paromed aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *