Abril Verde: Saúde mental no ambiente de trabalho

abril-verde-paromed

Em abril, órgãos públicos e instituições comprometidas com questões relacionadas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador. O mês de abril foi escolhido, devido ao dia 28/04, que representa o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Entre as principais patologias ocupacionais estão a LER/DORT (lesão por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), antracose, bissinose, surdez, dermatose, câncer de pele, siderose, doenças por função e doenças psicossociais. As doenças psicossociais, consideradas doenças mentais, ganham destaque pelo aumento do número de colaboradores diagnosticados e falta de empresas com cultura de apoio para esses funcionários.

Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e 260 milhões com transtornos de ansiedade, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS). Estimativas afirmam que os dois distúrbios custam à economia US$ 1 trilhão ao ano em perda de produtividade. Os dados mostram a importância das empresas se alertarem ao tema, mas infelizmente, isso nem sempre acontece.

De acordo com a consultoria realizada em 2019 pela Mercer Marsh Benefícios, de 267 companhias de médio e grande porte, 46% não planejam investir em um programa de saúde mental nos próximos anos. Apenas 18% focam em algo nesse sentido, sendo que 54% oferecem exclusivamente palestras sobre o tema. Somente 5% contam com um psicólogo nas suas dependências.

Afinal, o que é saúde mental?

Se você acredita que saúde mental resume-se em transtornos ou enfermidades psicológicas, enganou-se! O conceito pode ser muito mais complexo e abrangente do que isso. De acordo com a OMS, “a saúde mental é caracterizada por um estado de bem estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções”.

Essa dificuldade de lidar com os sentimentos positivos e negativos simultaneamente pode interferir na vida pessoal e profissional de muitos indivíduos. Atualmente, no âmbito profissional, nove em cada dez brasileiros ativos no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, sendo os transtornos mentais e emocionais a segunda causa de afastamento do trabalho, segundo a International Stress Management Association.

A OMS, embasada no censo RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), destaca as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil:

  • Transtorno de Ansiedade (63% das pessoas possuem algum problema de ansiedade);
  • Depressão (59% das pessoas se encontram em estado máximo de depressão);
  • Burnout (44% dizem ter sofrido com o esgotamento mental);
  • Estresse (37% das pessoas estão estressadas com nível extremamente severo).

O comprometimento e dedicação intensos com o trabalho, seguido de perfeccionismo e autocobrança, podem levar ao esgotamento total de alguns colaboradores, trazendo diversas consequências físicas e comportamentais.

É importante começar a refletir sobre o tema e identificar melhor as emoções sentidas para prevenir o adoecimento mental, já que alguns sintomas podem estar relacionados a essas doenças, que muitas vezes, as próprias vítimas não são capazes de identifica-los.

Principais sintomas das doenças mentais

As doenças mentais são discretas e podem ter um difícil diagnóstico, sendo os sintomas menosprezados pelas próprias vítimas e pessoas do seu convívio. Muitas vezes, esses sintomas são ignorados por um pré-julgamento das pessoas, que os consideram falta de interesse, vitimismo, frescura e/ou exagero. Por isso, é extremamente importante ficar atento aos primeiros sinais:

  • Constipação intestinal;
  • Desânimo;
  • Desmaios;
  • Dores de cabeça;
  • Dor no peito;
  • Esquecimento;
  • Falta de ar;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Náuseas;
  • Queda na produtividade;
  • Tonturas.

Além dos funcionários que apresentam esses sintomas, as empresas devem estar atentas com as queixas dos colaboradores, principalmente, durante a pandemia, já que é notório o agravamento de doenças mentais desencadeadas pelo isolamento social.

Home office afeta ainda mais a saúde mental

O Brasil é considerado o País mais ansioso do mundo. Com a chegada da pandemia lidera esse ranking desde 2017. Isso porque, o ambiente que era associado ao descanso, aconchego e desconexão, se tornou um espaço de trabalho, que abriga reuniões, cobranças e metas diárias. Com a mistura da rotina familiar com a profissional, muitas pessoas estão tendo uma dinâmica mais intensa e completamente inusitada, que gera desconfortos e preocupações excessivas.

Diariamente, profissionais precisam lutar com a falta de disciplina, desorganização, procrastinação, falha na comunicação e queda de produtividade, fatores que atingem diretamente a saúde mental, desencadeando ansiedade, estresse e crises de pânico.

A situação não diz respeito apenas ao trabalho remoto, mas sim, do contexto maior de ansiedade com a própria pandemia. Porém, o tema se torna mais agravante pelo aumento do número de suicídios e abuso de álcool e drogas durante o período.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Workana — com 2.810 funcionários em países das Américas e Europa — 43,7% das pessoas disseram que o home office resultou em impactos psicológicos. As mulheres são as mais afetadas com 28% afirmando que sofrem com ansiedade, enquanto a taxa dos homens ficou em 8,33%.

Neste cenário, é perceptível a necessidade de líderes solidários com suas equipes, já que se faz essencial uma cultura colaborativa, respeitosa e aberta ao diálogo. É importante que os funcionários se sintam confortáveis e seguros para debater sobre as adversidades que possam estar enfrentando. Para isso, as empresas devem investir e se atentar cada vez mais em ter um clima organizacional mais leve, saudável e humano, focado na qualidade de vida no trabalho.

Por que apostar na qualidade de vida no trabalho?

Qualidade de vida é a peça-chave para o desempenho, saúde e entrosamento entre colaboradores e empresas. Claro que isso depende da disposição tanto da equipe quanto dos gestores, que devem ter a responsabilidade de manter a rotina mais equilibrada e harmônica, através de atitudes transparentes, éticas e respeitosas.

A junção de iniciativas positivas da empresa, além do comprometimento de cada indivíduo, é capaz de gerar diversos benefícios para todos, sendo eles:

  • Maior satisfação;
  • Mais produtividade;
  • Menos faltas e atrasos;
  • Melhor relacionamento entre os colegas;
  • Menos estresse e gerenciamento de crises.

Em casos de saúde mental abalada, é possível que ocorra absenteísmo por parte do profissional, havendo ausência desse funcionário no ambiente de trabalho. Isso pode causar diversos percalços para as empresas, como custos com medicações, exames e consultas; reposição da atividade com um colaborador temporário (em caso de afastamento), gerando despesas desde o processo seletivo até a rescisão do contrato; processos trabalhistas; investimento em um novo ambiente saudável, seguro e gradual para o retorno do colaborador afastado; entre outros.

Mas, não desanime! Mesmo o assunto sendo preocupante, as empresas podem reverter esse cenário ao agir ativamente. Para isso, promover a saúde mental deve ser um exercício constante e que consiga atingir a todos dentro da organização. Confira a seguir algumas ações que podem tornar as empresas seguras e saudáveis para seus funcionários.

Ações para melhorar a saúde mental dos colaboradores

Diversas soluções para promover a saúde mental dos funcionários podem ser implementadas, porém deve-se levar em consideração a realidade de cada empresa. O ideal é uma combinação de diferentes ações, pois, dessa forma, é possível ser mais eficiente e atingir os diversos perfis de funcionários.

A Paromed é um bom exemplo dessa diversificação com relação às ações, buscando a qualidade de vida do colaborador a todo instante. Veja seis ideias para você se inspirar e implementar na sua empresa:

· Acompanhamento Psicológico

A psicologia organizacional é uma linha de estudo e aplicação dos conceitos tradicionais da área no campo corporativo. Com um psicólogo na sua empresa é possível entender o comportamento dos funcionários e observar como o ambiente, demandas e políticas geram impacto no desempenho de cada um deles. Com uma análise profissional e psicológica é possível avaliar o comportamento humano, identificando previamente tendências aos possíveis transtornos mentais.

O interessante desse tipo de trabalho é a flexibilidade do psicólogo, que pode atender presencialmente, mas também de forma online, sendo capaz de ouvir e acolher os colaboradores em qualquer circunstância. Atualmente, a Paromed oferece um programa de saúde mental, com reuniões quinzenais com o psicólogo da empresa. A partir disso, é notável a garantia de um bom ambiente organizacional, com diminuição da taxa de turnover e aumento da produtividade dos funcionários.

· Capacitação dos Gestores

Ao falar de saúde mental, os gestores precisam apostar em ações preventivas. Os líderes dos setores e companhias necessitam se antecipar aos fatos relacionados à saúde organizacional como um todo, já que além de ser uma atitude humanizada e empática, é mais fácil lidar com a prevenção do que reparar os danos já causados pela falta de atenção ao tema. O mais indicado é formular, colocar em prática e apurar periodicamente a política de saúde mental aplicada na empresa e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores.

Os gestores devem estar preparados para identificar sinais de esgotamento, alertando e oferecendo tratamento adequado para o funcionário. Uma opção para melhorar essa percepção dos problemas internos são os treinamentos específicos, que preparam os responsáveis para ouvirem, compreenderem e lidarem com suas equipes de forma mais humana, além de capacita-los a identificar e mudar o ambiente de trabalho quando necessário. Essa capacitação pode disseminar boas práticas de liderança, melhorando as relações entre os funcionários e, consequentemente, promovendo mais respeito e profissionalismo no ambiente corporativo.

· Campanhas Internas

As campanhas internas são ótimas para incentivar à conscientização coletiva e respeito com relação aos transtornos psicológicos dos colegas de equipe, além de propagar a adoção de práticas cotidianas que auxiliam na boa saúde mental de todos.

Na Paromed, as ações de endomarketing (conjunto de estratégias focadas no público interno) são exploradas sazonalmente, trazendo mais reflexão, motivação e consciência de temas fundamentais para manter o clima organizacional agradável. Ações como palestras, debates e atividades lúdicas são centralizadas em datas importantes, como Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama), Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), entre outras.

Mesmo que soem como monótonas, as palestras podem ser bastante reflexivas, dinâmicas e, até mesmo, divertidas, tudo vai depender do formato escolhido. O que vale é buscar temas importantes e aborda-los de forma diferenciada, mantendo constância e dedicação para que as ações sejam priorizadas no planejamento da empresa.

· Momentos de relaxamento

É importante lembrar que o colaborador que sofre com problemas psicológicos está, provavelmente, deixando de lado práticas prazerosas do seu dia a dia, como o convívio com a família e amigos e, até mesmo, o contato com a natureza. Por isso, as empresas devem focar em ações que tragam sensação de felicidade. Estimular práticas de relaxamento e meditação pode fazer com que os participantes resgatem suas origens e lidem melhor com suas dores. A sugestão é criar grupos com as equipes em aplicativos de yoga, ou contar com um profissional especializado que possa realizar essas atividades presenciais ou online com todos os interessados.

· Prática de Exercícios

Os exercícios físicos são capazes de contribuir com a saúde tanto física quanto mental. Além de aliviar o estresse, tensão e ansiedade, o exercício libera hormônios que causam sensações importantes no nosso organismo, como a endorfina (bem estar), dopamina (entusiasmo), serotonina (gratidão) e ocitocina (aconchego). Portanto, é importante que a empresa crie incentivos para que seus colaboradores pratiquem exercícios físicos regularmente. Fazer parcerias de desconto com academias e clubes, além de oferecer um acompanhamento nutricional, podem auxiliar na saúde e bem estar dos funcionários.

· Reconhecimento

Qual profissional não deseja ser reconhecido pelos seus líderes que, além de os ensinarem diariamente, também os inspiram? O reconhecimento é um dos aspectos que mais pode contribuir para motivar e alegrar um colaborador. A empresa deve reconhecer os esforços e performance de seus funcionários, sejam através de elogios, bônus, promoções e/ou benefícios. A falta de valorização faz com que os indivíduos busquem outras oportunidades, fazendo com que grandes talentos sejam perdidos por algo que deveria fazer parte da cultura de qualquer instituição.

Essas são apenas algumas práticas que podem ser desenvolvidas. O essencial é assumir a saúde mental como um ativo primordial para uma empresa mais saudável. Afinal, uma empresa é um organismo vivo, composto de pessoas e, sem elas, não há cultura, relações, comunicação, interação e, muito menos, propósito.

A Paromed pode orientar você

A Paromed possui uma linha de serviços voltada para a qualidade de vida, que apresenta diversas opções criativas e dinâmicas promovendo bem estar para todos os profissionais da sua empresa, motivando e, principalmente, trazendo a conscientização pela segurança e saúde no trabalho. Conheça os serviços da Paromed aqui.

Além disso, a Paromed pode auxiliar a sua empresa com a gestão de absenteísmo (ausência dos funcionários no ambiente de trabalho por motivos de saúde, acidentes trabalhistas e fatores relacionados ao ambiente externo), identificando as causas principais do problema e, assim, propondo ações para minimizar a perda de produtividade no local de trabalho.

A Paromed é especializada em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança no Trabalho, assessorando mais de 1400 empresas. O principal objetivo é garantir uma experiência única no cuidado da saúde e segurança dos colaboradores e do ambiente de trabalho, de maneira a atender às legislações vigentes e suas obrigatoriedades.

VOCÊ, profissional de gestão, saúde, segurança do trabalho, administrativo, recursos humanos e compras, conte com a consultoria da Paromed para cuidar da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *