Novo RH: o papel e benefícios da área em uma cultura de alta performance

Novo RH o papel e benefícios da área em uma cultura de alta performance

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que consideram a área de Recursos Humanos peça-chave na construção de suas ações e estratégias estão tendo vantagens competitivas com relação aos concorrentes. Isso porque, algumas organizações já entenderam que o papel do RH atualmente é muito mais estratégico do que antes, trazendo ao setor a oportunidade de auxiliar no alcance dos objetivos mercadológicos, devido a sua responsabilidade de montar um time qualificado, motivado e adequado ao modelo de negócio.

Dessa forma, o Recursos Humanos é capaz de destacar a organização e contribuir com maiores resultados, indo muito além de apenas realizar processos seletivos.

RH ESTRATÉGICO E TRADICIONAL

Agora, o Recursos Humanos surge como um importante aliado tanto da empresa, quanto dos colaboradores, para conectar objetivos e necessidades.

No entanto, a formação dessas equipes requer um planejamento e cronograma eficientes. Ambos, devem ser compostos de todas as ações que serão necessárias para desenvolver as habilidades e competências individuais de cada colaborador e, assim, ser possível montar um time de alta performance.

Como montar um time de alta performance?

O primeiro passo é montar o planejamento. Para isso, é necessário avaliar o momento em que a empresa se encontra. Através de uma análise cirúrgica do Recursos Humanos é possível desenvolver uma estratégia alcançável e de acordo com os objetivos dos gestores. O indicado é que o RH, junto com a gestão, identifique o que a organização tem a oferecer de melhor aos seus talentos – e a expectativa que possui em cada um deles –, para conseguir organizar um planejamento eficaz. Veja a seguir algumas dicas de como a começar a montar seu time de alta performance:

Treinamento das lideranças e equipes

Para uma equipe de alta performance é necessária uma liderança aberta ao diálogo, compreensiva e flexível. Por isso, é fundamental investir em seu desenvolvimento. É fundamental que os líderes entendam a extrema importância de dar autonomia e confiar em seu time para, em contrapartida, contar com colaboradores fiéis e parceiros. No caso dos colaboradores, ao investir na capacitação dos talentos, a empresa possibilita maior aprendizado, o que será devolvido em excelência na rotina diária.

Comunicação clara e objetiva

É primordial apostar, uniformizar e padronizar a forma que todos os colaboradores se comunicam. Além disso, é importante prezar pela transparência da comunicação em geral, principalmente, nos canais de comunicação.

Benefícios diferenciados

Já se foi o tempo em que um bom salário, VT, VR, plano de saúde e odontológico eram vistos como benefícios para os funcionários. Atualmente, os talentos de alta performance buscam outras vantagens, como flexibilidade de horário, trabalho home office, folga no aniversário, casual day, pet day, entre outros. A empresa deve analisar e verificar o que pode implementar para manter seu time ainda mais motivado com o auxílio dos benefícios diferenciados.

Feedbacks contínuos

Todo funcionário tem o direito de saber onde está acertando ou errando para aprimorar e desenvolver seu crescimento profissional e, logo, o feedback contínuo é uma ação importante na construção de equipes de alta performance. Retornos sem data ou motivação previstas, ajudam a manter a comunicação ativa e os funcionários cientes das responsabilidades junto à equipe.

LADRÕES DA ALTA PERFORMANCE

Vale ressaltar que a captação de uma equipe de alta performance não ocorre da noite para o dia. É uma etapa que une interesses, valores e objetivos e, por isso, também exige paciência, consistência e resiliência, até encontrar e moldar a equipe com as características fundamentais e necessárias para a empresa.

Quais as características de um time de alta performance?

Em um time de alta performance, a proatividade e busca em realizar excelentes entregas são características que evidenciam sua capacidade de execução de projetos e tarefas complexas.

De modo geral, é comum que a atuação deste tipo de equipe tenha como base a autonomia, reflexo de uma relação de confiança mútua entre o líder e colaborador, além da consciência da importância do papel de cada um dentro da organização.

Além disso, o dinamismo e a flexibilidade são pontos importantes em uma equipe de alta performance, já que a mesma sempre está em busca de boas alternativas para realizar os objetivos e metas —  mesmo com uma rotina intensa, estes profissionais têm prazer em contribuir com o melhor das suas habilidades e experiências.

Veja a seguir as sete principais características de um profissional de alta performance:

  • Sinergia com a cultura da empresa;
  • Pessoas dispostas e altruístas;
  • Alcance de metade dos objetivos estabelecidos;
  • Facilidade em trabalhar bem em equipe;
  • Busca o desenvolvimento profissional;
  • Baseia-se em resultados;
  • Trabalham e utiliza os feedbacks de forma inteligente.

Características das super equipes

Uma das principais diferenças de uma equipe de baixo desempenho e uma de alta performance é o trabalho consistente, coletivo e engajado. Todos se comprometem para que a empresa alcance os melhores resultados, o que traz benefícios de médio e longo prazo. Veja a seguir os principais deles:

  • Aumento de produtividade;
  • Aumento dos lucros;
  • Redução do turnover e absenteísmo;
  • Atitude mais estratégica;
  • Lideranças treinadas e fortalecidas;
  • Maturidade dos profissionais e gestão em si.

Como o RH pode aumentar a performance da equipe?

A responsabilidade do Recursos Humanos na construção de uma equipe de alta performance começa na contratação, ou seja, na análise de perfil técnico e comportamental dos talentos.

Já nas primeiras etapas do processo de recrutamento e seleção é possível a equipe de RH identificar os pontos fortes e de melhoria de cada candidato. Com a profundidade das análises é possível enxergar os talentos que podem se conectar mais facilmente à cultura da empresa.

Ao alinhar os objetivos e valores pessoais dos candidatos a uma vaga de emprego, com os desenvolvidos pela empresa, considerando sua cultura, temos o conceito de fit cultural. Esse fit cultural tem grande relevância, já que para investir no desenvolvimento de um talento é importante que o interesse do mesmo em trabalhar e crescer na empresa.

Já para as equipes ativas, o Recursos Humanos tem igual importância, sobretudo, no suporte às lideranças no levantamento de necessidades de desenvolvimento individual. Assim, cada profissional precisa saber onde pode e deve melhorar sua performance, já que a base de qualquer equipe de alta performance é apostar no que há de melhor em cada talento para fortalecer o trabalho do grupo.

O RH tem a missão de ajudar os profissionais a enxergarem suas deficiências e potencialidades, além de criar atividades capazes de aumentar sua performance, como benefícios diferenciados e, até mesmo, exercícios físicos e atividades de lazer, como lutas, danças e atividades ao ar livre.

Boxe, dança e atividade ao ar livre no aumento de performance

Atualmente, as empresas apostam em atividades diferentes com o intuito de reter ainda mais participantes, como no caso das lutas, danças e atividades ao ar livre. Essas atividades que estão inovando o ambiente de trabalho podem auxiliar o colaborador a aumentar a disciplina, foco e companheirismo e, por isso, ganham cada vez mais espaço nas instituições.

No caso do boxe laboral, por exemplo, o colaborador tem acesso a um esporte capaz de trazer diversos benefícios físicos e psicológicos na sua rotina. O boxe ajuda na melhora da força muscular, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade, além de auxiliar na socialização e mandar o estresse para longe!

Além disso, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, cerca de 3,5 milhões de profissionais com mais de 18 anos têm ou já tiveram diagnóstico de Lesões por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Quadros como esses podem gerar queda na produtividade, faltas frequentes e, em casos mais severos, necessidade de afastamento do colaborador. A Pesquisa Nacional da Saúde também revelou que mais de 18% da população brasileira adulta sofre de problemas na coluna.

Por isso, aposte na prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho para minimizar esses transtornos, aumentar a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, deixar sua equipe mais satisfeita e produtiva. Movimente-se!

A Paromed pode orientar você

Se você, assim como a Paromed, acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, esperamos que você compreenda a importância do papel do Recursos Humanos na construção de uma equipe de alta performance na sua empresa. Nossa equipe oferece soluções e treinamentos eficazes para cuidar e zelar pela saúde e bem-estar de seus colaboradores, bem como auxiliar sua equipe de Recursos Humanos, se necessário. Para mais informações, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *