O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades. Afinal, o trânsito deve ser seguro para todos, em qualquer situação.
A data foi estabelecida em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Com referência ao semáforo, o amarelo simboliza atenção, assim como sinalização e advertência no trânsito.
Em 2023, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos e nesse ano, novamente a CNT Sest Senat em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades apoiarão a campanha que traz como tema central: “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022.
Trânsito em números
De acordo com um relatório produzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária é possível verificar aumento do número de mortes no trânsito, em 2020, em 17 estados brasileiros. Segundo o DataSUS (Ministério da Saúde), em 2020, 32 mil pessoas perderam a vida em ocorrências de trânsito. Já em 2019, esse número foi de 31 mil óbitos. Para efeito de comparação, a maior parcela das mortes ainda ocorre para ocupantes de motocicletas (36,7%) e de automóveis (21,4%), que, somados, são quase 60% do total.
Cabe ressaltar que, de forma também preocupante, destacam-se acidentes em rodovias. Segundo dados compilados pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), o índice de acidentes nas rodovias federais brasileiras aumentou 1,6% em 2021, em relação a 2020. Foram mais de 64 mil ocorrências. A mesma situação ocorreu com as mortes, que cresceram 2,0%, chegando a 5 mil vidas perdidas, no ano passado. Entre os fatores que causam esse tipo de ocorrência estão: falhas humanas, problemas veiculares, deficiências viárias, entre outros.
Ações para realizar no mês Maio Amarelo
Para que o tema da ação seja colocado em prática e se torne uma realidade, a participação de toda a sociedade é fundamental.
Diante da importância da campanha Maio Amarelo, é essencial que as empresas planejem e realizem ações com foco na prevenção de acidentes de trânsito. Isso pode ser feito de diversas maneiras, de forma prática e bem simples. Confira abaixo algumas ideias para aplicar na sua organização:
Aposte na comunicação
Promova no site, intranet, blog, redes sociais (utilizando de ferramentas das plataformas, como lives e enquetes) e e-mails marketing da empresa mensagens voltadas à utilização das passarelas, faixas elevadas, faixas de pedestres, respeito a sinalizações, cinto de segurança, velocidade, cuidados com os ciclistas e pedestres, entre outros;
Realce estatísticas
Divulgue conteúdos que tragam impactantes estatísticas de acidentes de trânsito no Brasil e mundo;
Roupa e uniforme amarelos
Escolha um dia — ou dias, por exemplo, toda sexta-feira do mês, e convide todos os funcionários a irem para o trabalho vestindo peças amarelas. Para espalhar ainda mais a informação pelos setores, incentive o uso de uma hashtag da campanha nas redes sociais e publicações de fotos, tanto dos colaboradores como da empresa.
Jornal mural colaborativo
Decore um local estratégico, de preferência movimentado da empresa, com um grande painel em amarelo. Escreva uma pergunta como “o que torna o trânsito mais seguro e como você, motorista, pode contribuir para isso?”. Deixe canetas ao lado do painel e incentive pessoas a compartilhar suas ideias e deixar uma contribuição.
Decoração personalizada
Aposte em bexigas de gás hélio — aquelas que tem maior durabilidade— em cada estação de trabalho. Além disso, distribua também laços amarelos com alfinetes ou bottons personalizados para que cada colaborador possa prendê-lo diariamente em suas roupas.
Aproveite o material oficial
As peças publicitárias da campanha Maio Amarelo 2023 foram disponibilizadas para dar suporte a todos. Elas estão disponíveis em formatos diversos, como banners, outdoors, faixas e posts para redes sociais. Qualquer empresa, entidade ou órgão público pode inserir sua logomarca nas peças e utilizá-las gratuitamente. Com os materiais prontos, basta você criar sua própria estratégia!
Crie uma apresentação final
No fim, colete todas as fotos e materiais produzidos ao longo do mês e crie uma apresentação ou vídeo para eternizar as iniciativas tomadas ao longo das semanas. Esse material pode ficar acessível e circular na rede interna.
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