É perceptível que a pandemia acentuou diversos problemas emocionais e, assim, a atenção com a saúde mental e qualidade de vida, ganhou ainda mais destaque, principalmente, nas organizações.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países em todo o mundo, através de uma análise feita com 130 nações. A pesquisa revelou que os principais atendimentos paralisados foram na área de: aconselhamento e psicoterapia; serviços críticos de redução de danos; intervenções de emergência, incluindo aquelas para pessoas com convulsões prolongadas, síndromes de abstinência de uso grave de substâncias e delírio; acesso a medicamentos para transtornos mentais, neurológicos e por uso de substâncias; e serviços de saúde mental nas escolas e nos locais de trabalho.
Com isso, fica a questão: como colocar em prática os aprendizados e retomar o suporte necessário para termos mais equilíbrio?
Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual
Especialistas em Qualidade de Vida (QDV) afirmam que existem quatros dimensões humanas que são fundamentais para a melhora da saúde e evolução pessoal e, logo, profissional, sendo elas o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual:
Bem estar físico
O bem estar físico vai muito além da ausência de doenças, mas sim, a relação com a disposição, energia e força. Alguns fatores podem impactar o bem estar físico, como má alimentação, hidratação, genética e rotina, como as condições de trabalho. Por isso, a produtividade e motivação dos funcionários nas empresas podem ser afetadas se houver desequilíbrio corporal.
O funcionário pode ter dificuldades de cumprir as tarefas diárias, já que não possui energia e vontade física de realizar suas atividades, podendo até ser afastado do trabalho ou faltar por conta de consultas médicas. Por isso, é fundamental incentivar alguns hábitos individuais, de equipe e de efeitos rápidos, como monitorar o sono, beber água e fazer exercícios físicos.
Bem estar mental
O bem estar mental é caracterizado pelo equilíbrio da mente com relação as emoções positivas e negativas, fazendo com que o indivíduo tenha a sensação de bem estar consigo mesmo, sendo capaz de administrar suas emoções sem interferências do ambiente externo.
Uma vez que as emoções estão ligadas às frustrações do dia a dia, o trabalho pode ser capaz de afetar o bem estar mental dos colaboradores, através de situações de estresse, como por exemplo, conflitos profissionais com colegas de trabalho, assédios e medo de perder o emprego, além de outros ruídos do ambiente organizacional.
Segundo a OMS, os transtornos mentais e comportamentais estão entre os principais motivos de faltas no trabalho no mundo. Os casos leves podem levar a 4 dias de ausência no trabalho por ano, já os mais graves cerca de 200 dias ao ano. Quando a saúde mental dos colaboradores não está equilibrada, a empresa tem que lidar com faltas, relações problemáticas, redução da produtividade, substituição de equipe (custos com contratação) entre outros problemas.
Bem estar social
O bem estar social está relacionado com a interação e sociabilidade entre os indivíduos na sociedade, ou seja, a capacidade de se relacionar com outras pessoas em ambientes sociais.
A capacidade de interação e relacionamento interpessoal traz diversos benefícios para a saúde individual, até mesmo no trabalho, onde esse engajamento ocorre através da relação com os colegas profissionais.
A desarmonia, falta de interação, pouco engajamento e comunicação falha entre os colaboradores gera um ambiente corporativo desarmônico e nada produtivo. Assim, os colaboradores acabam tendo dificuldade de se sentir bem na empresa e, consequentemente, não alcançam metas profissionais estabelecidas, perdendo qualidade na entrega e não gerando os resultados esperados.
Bem estar espiritual
A espiritualidade pode ser definida como um conjunto de valores morais, mentais e emocionais, que norteiam pensamentos e comportamentos. Esse âmbito exige explorar o propósito e valores essenciais e individuais, pois acredita-se que as pessoas servem melhor a si mesmo e aos outros quando agem de acordo com seus princípios.
O bem estar espiritual pode, mas não precisa estar relacionada a uma religião, tendo um significado maior, como valores que o indivíduo tem e que utiliza na convivência com ele mesmo e a sociedade.
Segundo os pesquisadores, estudos nos últimos anos apontam que, de maneira geral, pessoas mais espiritualizadas, com maior com propósito de vida, vivem com mais qualidade e por mais tempo. Melhores níveis de pressão arterial e comportamentos sociais mais saudáveis, como menos consumo de álcool e cigarro, são alguns benefícios citados por eles.
Benefícios dos 4 pilares da qualidade de vida para a empresa
Ao promover programas de incentivo com o objetivo de cuidar e zelar pelo bem estar físico, emocional, social e espiritual dos colaboradores, denominados 4 pilares da qualidade de vida, as empresas estão investindo positivamente no próprio ambiente de trabalho. Os resultados dessas ações podem levar ao desenvolvimento da companhia, aumentando a produtividade e satisfação de todos os envolvidos. Veja abaixo alguns benefícios para os colaboradores e empresa no geral:
- Manter alto o índice de saúde dos empregados da organização;
- Auxiliar os colaboradores na manutenção da saúde em geral para a execução de seu trabalho rotineiro;
- Elevar a autoestima pessoal de cada colaborador, além da satisfação da organização, como forma de alicerçar uma melhor qualidade de vida e maior produtividade para todos;
- Promover a integração e sociabilização entre as pessoas, proporcionando melhor convivência;
- Colaborar como ferramenta para a prevenção do DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e outras doenças ocupacionais;
- Atender à Política de Saúde Ocupacional, pondo em prática programa específico, visando a preservação de sua força de trabalho.
- Metas profissionais alcançadas e resultados acima do esperado, devido a maior envolvimento e disposição dos colaboradores.
Como promover esses 4 pilares da qualidade de vida na empresa?
Especialistas em Qualidade de Vida (QDV) afirmam que as empresas possuem uma variedade de ferramentas e recursos disponíveis para promover uma melhoria na saúde dos colaboradores como um todo, incluindo treinamentos e suportes. É importante garantir que o apoio correto esteja disponível para as pessoas em sua jornada profissional e pessoal.
Os programas de bem estar devem fazer parte do compromisso e da cultura organizacional, de forma a criar um ambiente de trabalho inclusivo, valorizando as diferenças e a individualidade de cada colaborador.
Atualmente, as empresas devem entender que cuidados com a segurança das pessoas devem ir além da preocupação com a integridade física e prevenir também o desenvolvimento de transtornos mentais e emocionais”, assegura.
Veja abaixo um passo a passo para gerar uma conscientização aos colaboradores e, como resultado, uma maior atenção ao tema e melhores resultados:
Levantamento dos problemas
Antes de promover qualquer ação, é preciso fazer um diagnóstico interno para avaliar e descobrir as principais causas de desequilíbrio do bem estar do ambiente corporativo e, se necessário, dos colaboradores de forma individual.
Pesquisas internas de satisfação e conversar com os profissionais para levantar todos os problemas e falhas é o primeiro passo para uma estratégia operacional eficaz.
Crie um programa de bem estar corporativo
Depois de descobrir o que está atrapalhando a promoção do bem estar dos colaboradores é interessante a criação de um programa para um ambiente corporativo mais harmônico e produtivo.
Defina o que deve ser feito para aumentar a disposição, melhorar a alimentação, reduzir as faltas, criar um ambiente emocional saudável, gerar interação entre os colegas, entre outras ações que impactam a saúde física, mental, social e espiritual dos funcionários, como por exemplo:
- Palestras relâmpagos;
- Ginástica laboral;
- Informativos digitais (intranet, e-mails e quadros de aviso);
- Atividades que promovem a qualidade de vida (corridas, caminhadas, gincanas, semana da saúde, semana do relaxamento, entre outras);
- Atividades de integração e de desafios;
- Atividades extras (aromaball, liang gong; cromoterapia, yoga, eutonia, RP2, alongamento consciente, DO-INe shiatsu;
- Ações em datas especiais e comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, entre outras.
Ofereça benefícios eficientes
Um bom programa de benefícios corporativo é essencial para garantir o bem estar, qualidade de vida boa relação no trabalho.
Muitas organizações precisam mudar o ponto de vista sobre o que consideram benefícios, já que os mesmos são fundamentais e têm um papel primário – ao lado do salário, ferramentas adequadas e outros direitos essenciais oferecidos pela empresa, como cursos e capacitações, vale-cultura (entretenimento), atividades físicas, quick massage, mindfulness, entre outros.
Vale lembrar que como cada perfil profissional possui sua própria necessidade, é importante oferecer um benefício flexível e com mais diversidade de uso.
Acompanhe o bem estar dos funcionários
Após realizar algumas ações para promover o bem estar aos colaboradores é necessário acompanhar os erros e acertos dessas iniciativas através de feedbacks. Questione os profissionais sobre as mudanças realizadas na empresa e esteja sempre aberto ao diálogo.
Além disso, é importante realizar avaliações e mensurações de resultados sobre as ações realizadas para continuar promovendo as que realmente trouxeram resultados positivos para a empresa.
A Paromed pode orientar você
Se você, assim como a Paromed, acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, esperamos que você compreenda a importância de investir na qualidade de vida dos funcionários. Para você que queira aplicar os 4 pilares da qualidade de vida em sua empresa, pode contar com nossa equipe que já está devidamente treinada e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de seus colaboradores. Para mais informações sobre o PCMSO, entre em contato conosco.