Dia Mundial de Combate à LER/DORT

mulher segurando a síndrome do escritório sintomática do pulso

No dia 28 de fevereiro, reforçamos a data Internacional de Combate às LER/DORT, Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. De acordo com dados do INSS, as lesões por esforços repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil.

Embora descritas desde a Antiguidade, foi nas fábricas que se mecanizavam na Europa ocidental do século XVIII que essas dores se massificaram. Conforme ocorria um processo de aceleração do trabalho (cujo ritmo passava a ser dado pelas máquinas), milhares de membros superiores executavam movimentos rápidos e repetitivos e, frequentemente, pesados, sem pausas, diariamente e durante longas jornadas, sofrendo o desgaste do uso excessivo de suas estruturas. A coluna e os membros inferiores também eram penalizados pelas longas horas em pé ou sentados. Reflexo do perfil da economia da época, eram tecelões, costureiras, alfaiates, marceneiros e metalúrgicos que passavam a sentir dores associadas àqueles esforços cumulativos e sobrecarga estática.

Atualmente, entre os trabalhadores mais suscetíveis a desenvolver a LER/DORT estão: bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas e secretárias. No geral, colaboradores que trabalham sentados e, por isso, é necessário se atentar aos riscos e cuidados necessários. Além das atividades repetitivas, as lesões também podem ser ocasionadas pela postura incorreta devido a mobiliários inadequados e ambientes de trabalhos estressantes.

A prevenção ainda é o meio mais eficaz de combater as LER/DORT, pois sua cura, tratamento e reabilitação são demorados, tem alto custo e, quase sempre, são casos irreversíveis. A realidade sobre o problema no mercado de trabalho também é preocupante. Alguns cuidados para evitar as lesões são:

– Realizar pausas durante a jornada de trabalho, movimentando e fazendo alongamentos;
– Tente não fazer força ou pressão exagerada e repetitiva em suas atividades;
– Lembre-se de manter uma postura adequada;
– Pratique exercícios físicos;
– Evite o estresse.

Investir em Saúde e Segurança do Trabalho é o melhor caminho para as empresas, por isso, fale com a Paromed para saber como podemos ajudar sua organização e seus colaboradores. Confira também nossa linha de serviços de QVT – Qualidade de Vida no Trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *