Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: acidentes de trabalho cresceram 30% em 2021

pessoa machucada, com lesão no joelho

O “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho” nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo.

A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005.

O tema da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) de 2022 é “Gestão de Riscos Ocupacionais: identificar perigos, avaliar riscos, prevenir acidentes e doenças no trabalho”.

SST em números

De acordo com um levantamento, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da OIT:

  • A cada 15 segundosum trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho e 160 colaboradores são vítimas de acidentes ocupacionais nestes mesmos 15 segundos;
  • Lesões e doenças relacionadas ao trabalho provocaram a morte de 1,9 milhão de pessoas em 2016;
  • A maioria das mortes relacionadas ao trabalho deveu-se a doenças respiratórias e cardiovasculares;
  • As doenças não transmissíveis foram responsáveis por 81% das mortes.
  • As maiores causas de mortes foram doença pulmonar obstrutiva crônica (450.000 mortes); acidente vascular cerebral (400.000 mortes) e cardiopatia isquêmica (350.000 mortes). Lesões ocupacionais causaram 19% das mortes (360.000 mortes).
  • De 2012 a 2017, o número chega a quase quatro milhões de Comunicados de Acidente de Trabalho (CATs) ao INSS que custaram mais de 26 bilhões de reais à Previdência Social. 

O estudo leva em consideração 19 fatores de risco ocupacional, como exposição a longas jornadas de trabalho e exposição no ambiente de trabalho à poluição do ar, asmagens, substâncias cancerígenas, riscos ergonômicos e ruído.

Globalmente, as mortes relacionadas ao trabalho por população caíram 14% entre 2000 e 2016. No entanto, as mortes por doenças cardíacas e derrames associados à exposição a longas jornadas de trabalho aumentaram 41% e 19%, respectivamente.

Isso reflete uma tendência crescente neste fator de risco ocupacional relativamente novo e psicossocial. Por isso, explica-se o aumento de acidentes de trabalho em 2021 para 30% comparado com o ano anterior, segundo levantamento feito pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Foram mais de 561 mil comunicações de acidentes de trabalho somente em 2021 contra 446 mil no ano anterior. O estado de São Paulo contribuiu com quase 1/3 das notificações no país, 30%.

Parte desse crescimento pode ser explicado pela pandemia, pois o número de comunicações de acidentes no setor hospitalar aumentou 11% comparando os biênios 2018-2019 com 2020-2021.

Em um cenário preocupante, a Paromed faz questão de apoiar as iniciativas que visam promover uma cultura de segurança do trabalho prevencionista, além de oferecer soluções que proporcionam a melhora da saúde e qualidade de vida dos profissionais.

Conheça os tipos de contratação e compare as vantagens da Paromed

RHVIEW (Edição Abril Verde)

No dia 28/04, às 15h, a Paromed realizará em seu canal do YouTube, o evento online RHVIEW (Edição Abril Verde), com o objetivo de compartilhar informações, conteúdos, estratégias, técnicas e ferramentas, capazes de acelerar os resultados e aprimorar o desempenho de profissionais de RH e gestores empresariais.

Na data, a Paromed reforça a importância que as empresas devem ter com a área de SST, não apenas para acelerar o sucesso empresarial, mas sim, para melhorar e ampliar a saúde e qualidade de vida de seus colaboradores:

Cronograma de Palestras:

15h – Abertura

15h15 – Liderança e Gestão

Empresa: Paromed Medicina e Segurança do Trabalho

16h00 – Como promover a Saúde Mental no ambiente de Trabalho

Empresa: Celebre Qualidade de Vida

16h40 – RH e SST na construção civil

Empresa: Matec Engenharia

17h20 – LGPD para RH

Empresa: Giugliani Di Lullo Advogados

18h00 – Tendência Tecnológica e Processamento de Dados

Empresa: Helpitech

18h40 – Encerramento

Para participar desse encontro especial, acesse o evento neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *