O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Em 27 de julho de 1972, o então ministro do trabalho Júlio Barata, publicou a Portaria nº 3.237, precursora do “serviço especializado em segurança, higiene e medicina do trabalho”, e a Portaria nº 3.236, que instituiu o Programa Nacional de Valorização do Trabalhador (PNVT). Ambas regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho (SST), atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.
Segundo o artigo 19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
A importância da SST nas empresas
Com o passar dos anos, a Segurança do Trabalho (STT) começou a buscar muito mais que apenas a reabilitação do trabalhador que sofreu um acidente, mas também, a preservação da saúde, integridade física e mental do mesmo em seu ambiente de trabalho, evitando qualquer tipo de acidente e/ou risco laboral possível.
A importância da prevenção de acidentes fica evidente quando analisamos os dados dispostos pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, desenvolvido pela iniciativa SmartLab de Trabalho em parceria com pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP. O levantamento afirma que a cada 50 segundos é feita uma notificação de acidente de trabalho, além do registro de 1 óbito a cada 3 horas e 51 minutos. A projeção temporal avalia o período de 2012 a 2020, estimando que 20.467 desses acidentes resultaram em morte.
Os acidentes podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção. Por isso, é fundamental o uso correto de equipamentos de segurança, a realização de exames médicos periódicos e a implantação de programas de monitoramento, como o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Vigência do GRO e PGR da nova NR-1 foi prorrogada para Janeiro de 2022
Como incentivar um trabalho mais seguro?
É comum imaginar que a segurança no trabalho apenas seja aplicada em ambientes externos e trabalhos mais arriscados, como por exemplo, o realizado em indústrias. No entanto, mesmo em ambientes menos hostis, como escritórios, o trabalhador deve ter as condições ideais para realização da sua atividade com saúde e segurança. Confira as principais medidas de segurança e prevenção no trabalho que a Paromed indica para sua empresa.
Práticas para o empregador incentivar à prevenção de acidentes de trabalho:
- Entenda a importância da prevenção: antes de exigir que o colaborador tenha consciência dos riscos no ambiente de trabalho, é necessário que o empregador entenda a importância de não lidar apenas com o tratamento de uma intercorrência, mas também, evitar o problema com ações preventivas. Assim, além de melhorar a saúde e qualidade de vida da equipe, o mesmo consegue reduzir o índice de afastamentos, elevar a produtividade, diminuir os custos e aumentar a lucratividade.
- Forneça e reforce a importância dos EPIs: muitas empresas não sabem lidar com o impasse de oferecer bons equipamentos de segurança, mas os funcionários mante-los em gavetas e armários. Em casos como esse, a conscientização é a melhor forma de mudar o cenário. Aposte em equipamentos de qualidade, treinamentos, processos internos, palestras motivacionais, campanhas internas, desafios entre os setores e comemore resultados positivos com seus colaboradores sempre que os acidentes diminuírem, como forma de incentivo.
Leia também: Saiba como evitar problemas causados pelo mau uso de EPIs
- Divulgue os possíveis riscos da atividade: é de extrema importância que os colaboradores tenham ciência dos riscos que estão se submetendo ao realizar sua atividade laboral, seja por palestras e/ou reuniões. É necessário entender a divisão dos riscos ambientais, como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes, pois dessa forma, fica mais claro a importância e consciência da prevenção de acidentes e doenças laborais.
- Siga corretamente as normas regulamentadoras: algumas organizações optam em criar suas próprias normas e ignorar orientações a procedimentos obrigatórios de órgãos governamentais. Não improvise! O improviso será apenas uma forma de prejudicar a empresa e seus colaboradores.
Conheça as NRs (Normas Regulamentadoras)
- Promova o diálogo sempre que possível: para uma equipe de trabalho de sucesso, são necessários colaboradores confortáveis, motivados e satisfeitos com seu ambiente de trabalho. Por isso, a troca de informações e atualizações deve ser feita sempre que possível. Tire dúvidas, aceite sugestões e proponha melhorias em cada setor frequentemente.
Leia também: O que um colaborador busca em uma empresa hoje
- Ofereça conhecimento e capacite sua equipe: evite ficar obsoleto em um mercado de trabalho tão competitivo e fugaz. Acompanhe novas tendências do setor e ofereça cursos, workshops e consultorias para atualizar sua equipe. Assim, o time ficará muito mais capacitado com as mudanças e, logo, há chances de serem minimizadas as possibilidades de doenças e acidentes no trabalho.
- Realize os exames periódicos: o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho. Todas as companhias que admitam trabalhadores como empregados devem realizar exames específicos ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde dos funcionários. Por isso, é importante realizar todos os exames obrigatórios: admissional, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional.
PCMSO: saiba o que é, a importância e quem deve elaborar
- Promova o bem estar corporativo: ofereça momentos prazerosos e desestressantes para sua equipe, como ginástica laboral, quick-massage, além de fazer parcerias com empresas que possam promover exercícios físicos fora do trabalho e hábitos saudáveis, como por exemplo, uma nutricionista. O relacionamento dos gestores com os colaboradores deve ser o mais agradável possível para um bom clima organizacional e, logo, um ambiente mais seguro e de qualidade.
Práticas para o empregado:
- Em hipótese alguma, deixe de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante a realização da sua atividade;
- Não remova os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) das máquinas e equipamentos. Eles protegem você e demais trabalhadores simultaneamente;
- Confira sua máquina ou equipamento de trabalho antes de iniciar suas atividades, através do check list;
- Realize suas atividades com atenção, evitando distrações e brincadeiras durante o processo. Não execute atividade para a qual não está habilitado;
- Quando não houver equipamentos adequados, informe seus superiores. Evite improvisar ferramentas ou procedimentos;
- No caso de entrada de um novo colega, oriente-o sobre os riscos das atividades que vão executar. Seja empático sempre que possível;
- Mantenha áreas de circulação desobstruídas, principalmente, acessos aos equipamentos de emergências (macas, extintores, entre outros);
- Não deixe objetos caídos e espalhados pelo chão ou em áreas indevidas, além de ter cuidado com tapetes em áreas de circulação;
- Não fume em locais proibidos, procure os ambientes adequados e destinados para isso;
- Evite a pressa, já que além de te expor a um nível de risco maior, o trabalho não tem a mesma qualidade de quando realizado com calma;
- Ao sentar, verifique a firmeza e a posição das cadeiras, além de prestar atenção na sua postura, caso fique sentado durante muito tempo;
- Verifique a iluminação do seu ambiente de trabalho, a falta ou excesso podem prejudicar a sua visão ao longo do tempo;
- Informe ao superior de imediato sobre a ocorrência de incidentes, para que se possa corrigir o problema e evitar futuros acidentes;
A Paromed pode orientar você
A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é indispensável para o bem estar e bons resultados da empresa.
Por isso, a Paromed acredita na importância de promover ambientes de trabalhos mais seguros e saudáveis, através de programas, soluções, treinamentos e perícias certas, para proteger você e toda sua equipe.
Nosso time já está devidamente treinado e com sistemas enquadrados para cuidar e zelar pela saúde e bem estar de sua organização como um todo. Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco.